Por: ESTEL




Hoje vamos entrar em alguns detalhes sobre os projetos de estrutura de concreto armado e de fundações profundas, desenvolvidos pela Estel Engenharia, para este edifício residencial de alto padrão que está sendo construído em Itajaí - SC.

O Cézanne Residence é uma edificação multifamiliar com área aproximada de 15.000 m², sendo 1.200 m² de área de lazer e bem estar. São 322 m² privativos em cada um dos apartamentos, que possuem 4 suítes (uma delas suíte master com closet individual), dependência completa de empregada e 4 vagas de garagem individuais para cada unidade, com box para artigos de praia e uso geral.

A edificação é composta por bloco único de 33 pavimentos, sendo o térreo e mais 4 pavimentos de garagem, um pavimento lazer com duas piscinas, uma aquecida com raia e outra adulto e infantil, spa, playground, praça, espaço zen, fitness center, espaço pub, espaço gourmet, sala de jogos e sala de festas. O empreendimento possui apenas um apartamento por andar, e conta com 2 elevadores sociais, 1 elevador de serviço e 1 elevador delivery.

A estrutura de concreto armado foi projetada predominantemente com lajes nervuradas, de até 9,60 m de vão. Os pilares e as vigas foram projetados com concreto de resistência de até 50 MPa, sendo a estabilidade global do prédio garantida predominantemente pelo núcleo central, formado por pilares-parede acoplados (sistema híbrido flexional-cortante).

O projeto geotécnico foi desenvolvido a partir das investigações do subsolo por meio de sondagens do tipo CPT, que identificaram uma camada inicial de quase 20 metros de profundidade formada por argila mole. A solução de fundação profunda, buscando segurança aliada à economia e aos prazos desejados para a execução, foi definida com estacas do tipo hélice contínua, com diâmetros variando de 60 cm a 90 cm e somando 87 estacas ao todo, sendo o bloco principal, que recebe 11 pilares da torre, formado por 30 estacas de 90 cm de diâmetro. As demais 57 estacas são distribuídas em um total de 37 blocos de fundação.

Fique à vontade para brincar com o nosso modelo abaixo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais. Tem alguma dúvida? Pergunte-nos nas redes sociais, e aproveita para nos seguir no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Nos vemos em breve!